MÉTODO

A presente proposta se refere ao desenvolvimento de um software de gerenciamento destinado a cirurgias endoscópicas, com a capacidade de visualizar em tempo real a imagem direta por meio de uma câmera óptica conectada a óculos 3D, responsável pela transmissão do procedimento cirúrgico.
Além disso, o projeto visa simplificar o manuseio da ótica, proporcionando ao cirurgião a possibilidade de obter a imagem da endoscopia ao focar diretamente na área cirúrgica, enquanto visualiza a transmissão em tempo real por meio dos óculos 3D.
Isto evitaria qualquer movimento não programado do cirurgião por necessitar desviar a cabeça para visualizar o monitor, como acontece atualmente na totalidade dos procedimentos desse formato realizados.
O presente invento é basicamente constituído por um software que passou pelas seguintes etapas;
(a) desenvolvimento de software compatível com as necessidades tanto da melhor usabilidade do aplicativo e ferramentas, quanto do contexto técnico cirúrgico;
(b) instalação do aplicativo em óculos compatível;
(c) customizações e adaptações necessárias;
(d) elaboração de plano cirúrgico com apoio de especialistas da área médica, tecnológica e educacional;
(e) teste piloto com médicos em outros locais;
(f) ajustes do software e hardware no planejamento cirúrgico;
(g) apresentação do procedimento aos cirurgiões convidados ;
(h) apresentação de técnicas operatórias para a comunidade médica e para os responsáveis por programas de residência médica.
O desenvolvimento do software Web e da realidade mista necessitam de abordagens metódicas e ágeis. Para garantir a execução deste projeto de grande complexidade e inovação, foi utilizada a metodologia Scrum, uma moderna abordagem ágil que abrangeu todo o desenvolvimento.
O software contém diversas tecnologias, distribuídas conforme as camadas de atuação.
Conforme ilustrado na figura 1, o software é embarcado no óculos Quest 2, desenvolvido na plataforma Unity3D. Este software é responsável por capturar as imagens da óptica e reproduzi-las no ambiente virtual do capacete, além de se conectar à WebAPI para coletar e enviar dados necessários para suas funcionalidades.
A instalação do software nos óculos foi realizada dentro da empresa desenvolvedora e pode evoluir para a loja da fabricante dos óculos, dependendo das necessidades de distribuição. O modelo de óculos utilizado é o Quest 2 Pro da Meta. Além disso, foi fornecido um acessório para garantir que a conexão com o cabo da óptica não se desconecte durante a cirurgia.
Foi necessário customizar uma peça para segurar o cabo da câmera óptica nos óculos, evitando desconexões durante a cirurgia. Os testes foram realizados por um médico especialista em ortopedia, acompanhado pelo desenvolvedor do software por videoconferência.
O equipamento dos óculos foi adquirido no Brasil, e a cabeça da câmera modificada para USB foi desenvolvida na China.
Os testes piloto foram conduzidos em diferentes ambientes: inicialmente, no laboratório; em seguida, em um hospital de médio porte; e por fim, em um hospital de grande porte no interior do RS. Após esses testes, foi observado que alguns ajustes e customizações no software são necessários para melhorar seu desempenho, especialmente na área de compartilhamento deimagens via internet. Além disso, identificou-se a necessidade de aprimorar o projeto da fixação do cabo no capacete.
O software apresenta uma funcionalidade em que o administrador cadastra a cirurgia com data, hora e os e-mails dos convidados, que receberão um link de acesso por e-mail. Posteriormente, o software dos óculos captura imagens do procedimento cirúrgico em tempo real e as envia pela internet para os endereços especificados, permitindo que os convidados assistam à cirurgia após se logarem. É essencial aprimorar essa transmissão.
Por meio deste software, o cirurgião pode visualizar o campo cirúrgico endoscópico e o paciente através dos óculos. Além disso, o aplicativo possibilita a transmissão do procedimento cirúrgico para médicos convidados ou residentes em qualquer parte do mundo, utilizando um link fornecido por e-mail, gerenciado por um administrador online. A implementação dessa tecnologia nos hospitais pode promover uma postura mais ergonômica para os cirurgiões e oferecer acompanhamento remoto em tempo real tanto de cirurgias quanto de aulas para os residentes.
The Cloud Surgery Technologies
.png)
© 2024 Admin Solutions